Com o intuito de auxiliar professores de diferentes áreas do conhecimento na abordagem de temáticas relacionadas à cidadania, educação política e gestão pública, disponibilizamos conteúdos práticos e autoinstrucionais que utilizam o game Cidade em Jogo como fio condutor. Confira os tutoriais e sequências didáticas, com exemplos de roteiros, projetos e planos de aulas para se inspirar e transformar sua sala de aula em um espaço colaborativo de discussão e aprendizado cívico.

Sequências Didáticas

As sequências didáticas desenvolvidas com a Metodologia Cidade em Jogo são formadas por oito momentos e possuem um encadeamento lógico para que o professor possa desenvolver o máximo possível as competências e habilidades abordadas em cada uma das atividades.

Disponíveis para as disciplinas de Biologia, Geografia, História, Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia, as sequências didáticas apresentam indicações dos seus objetivos específicos e as possibilidades interdisciplinares que permeiam suas atividades. Desta forma, professores de diferentes áreas do conhecimento também podem utilizar e/ou se inspirar nas atividades de outras disciplinas para criar aulas e projetos mais atrativos para os alunos.

Compreendendo e respeitando a autonomia dos professores, as sequências didáticas podem ser adaptadas de acordo com a realidade e as especificidades da sua sala de aula, com a utilização de momentos isolados ou até mesmo como um ponto de partida e inspiração para o desenvolvimento das suas próprias atividades.

  1. 1º Momento

    Apresentação do tema macro, justificativa de sua importância e pergunta desafio

  2. 2º Momento

    Construção de conhecimento superficial utilizando somente a memória operacional

  3. 3º Momento

    Aprofundamento do conhecimento, com interdisciplinaridade

  4. 4º Momento

    Atividade desafiadora, com transferência para aplicação real do conhecimento

  5. 5º Momento

    Quiz

  6. 6º Momento

    Projeto coletivo

  7. 7º Momento

    Sistematização do conhecimento

  8. 8º Momento

    Para saber mais

SANEAMENTO BÁSICO - Olhares sobre a cidadania: Como as políticas de saneamento básico impactam a vida da população?

Principal objetivo:

Compreender as consequências da ausência de políticas públicas de saneamento básico para a saúde e o meio ambiente, com relação ao ciclo de vida dos principais platelmintos e nematoides patológicos.

Possibilidades interdisciplinares:

Artes
Biologia
Geografia
História
Língua Portuguesa
Sociologia

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Compreender as ciências naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas, percebendo seus papéis nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social da humanidade; Associar intervenções que resultam em degradação ou conservação ambiental a processos produtivos e sociais e a instrumentos ou ações científico-tecnológicos; Compreender interações entre organismos e ambiente, em particular aquelas relacionadas à saúde humana, relacionando conhecimentos científicos, aspectos culturais e características individuais.

Apresentação do tema macro, justificativa de sua importância e pergunta desafio; Atividades disparadoras com exibição de vídeos, dinâmicas e debates.

Construção de conhecimento superficial utilizando somente a memória operacional. Conceitos sobre Ecologia com exercícios de interpretação.

Aprofundamento do conhecimento sobre saneamento básico, saúde, ecologia e ciência e políticas públicas com atividades interdisciplinares.

Atividade desafiadora, com transferência para aplicação real do conhecimento, utilizando o game Cidade em Jogo.

Quizzes com questões de vestibular, contendo explicações para as respostas de cada questão.

Projeto coletivo com simulação de uma sessão da câmara de vereadores e produção de um vídeo, com utilização de recursos audiovisuais.

Sistematização dos conhecimentos, com orientações para desenvolvimento de um infográfico respondendo à pergunta-desafio inicial.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre saneamento básico, desenvolvimento sustentável e parasitologia.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO

PONTOS DE VISTA - Quem escolhe aquilo que a gente vê e como se formam as verdades? Cartografias e diferentes pontos de vista.

Principal objetivo:

Construir um senso crítico de que toda informação descreve uma realidade parcial, assim como ocorre na Cartografia, pois os mapas destacam características que nem sempre correspondem à realidade.

Possibilidades interdisciplinares:

Artes
Geografia
História
Língua Portuguesa
Matemática

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Interpretar geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura; Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas; Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre um determinado aspecto da cultura; Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fato(s) de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais; Avaliar criticamente conflitos culturais ou socioambientais ao longo da história; Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.

Apresentação do tema macro por meio de atividades disparadoras com exibição de charges, fotografias, reportagens ou vídeos que abordem a (re)produção de pontos de vista na mídia.

Construção de conhecimento com a criação de uma narrativa para compreensão das fontes de informações dos alunos.

Aprofundamento do conhecimento sobre leitura e decodificação de signos com atividades interdisciplinares.

Atividade desafiadora, com análise de discurso em veículos de comunicação, no qual o objeto central é a cidade onde habitam.

Quizzes com questões de vestibular, contendo explicações para as respostas de cada questão.

Projeto coletivo no qual a turma jogará o game Cidade em Jogo e a gestão do prefeito será noticiada em um veículo de comunicação criado pelos alunos.

Sistematização dos conhecimentos através da produção de um relato sobre como questionar ou confirmar a veracidade de uma informação.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre cartografia, fotografia, paisagem e pontos de vista.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO

DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO - Existe somente um tipo de democracia? A importância da participação popular nas tomadas de decisões políticas.

Principal objetivo:

Compreender a importância da participação popular nas tomadas de decisões políticas, bem como pensar em formas de promover essa participação, buscando ampliar a noção de cidadania.

Possibilidades interdisciplinares:

Filosofia
Geografia
História
Sociologia

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica; Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades; Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades; Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Apresentação do tema macro, justificativa de sua importância e pergunta-desafio; Atividades disparadoras com debates sobre os conceitos de cidadania e democracia.

Construção de conhecimento superficial com introdução aos conceitos de democracia representativa e participativa através da exibição de vídeos.

Aprofundamento do conhecimento sobre cidadania e diferentes formas de participação política na democracia.

Atividade desafiadora que estabelece conexão dos conhecimentos aprendidos pelos alunos com sua realidade política através do game Cidade em Jogo.

Quizzes com questões adaptadas do Enem e vestibulares, contendo explicações para as respostas de cada questão.

Projeto coletivo no qual a turma identificará os desafios da comunidade escolar e jogará novamente o game atendendo a essas demandas.

Sistematização dos conhecimentos através da elaboração de propostas e textos sobre os diferentes tipos de democracia.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre diferentes tipos de democracia.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO

POLÍTICAS PÚBLICAS - Qual problema social da minha cidade é considerado o mais importante e como demonstrar a sua importância? Cidadania, democracia e gêneros textuais.

Principal objetivo:

Mobilizar conhecimentos sobre gêneros textuais, modalizadores, operadores do discurso, relações de sentido de verbos, advérbios e conjunções, e estabelecer relações com políticas públicas.

Possibilidades interdisciplinares:

Biologia
Geografia
História
Língua Portuguesa
Matemática

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Identificar as diferentes linguagens e seus recursos expressivos como elementos de caracterização dos sistemas de comunicação; Relacionar informações geradas nos sistemas de comunicação, considerando a função social desses sistemas; Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação; Reconhecer em textos de diferentes gêneros, recursos verbais e não-verbais utilizados com a finalidade de criar e mudar comportamentos e hábitos; Relacionar, em diferentes textos, opiniões, temas, assuntos e recursos linguísticos.

Apresentação do tema macro, justificativa de sua importância e pergunta-desafio; Atividades disparadoras com charges e vídeos relacionando a linguagem visual à linguagem textual.

Construção de conhecimento superficial por meio de uma reflexão sobre problemas sociais de diferentes cidades do Brasil e políticas públicas.

Aprofundamento do conhecimento sobre problemas sociais das cidades através do estudo de notícias sobre sustentabilidade.

Atividade desafiadora, na qual os alunos devem jogar o game e realizar um debate sobre a definição de prioridades, após o estudo deste gênero.

Quizzes com questões adaptadas do Enem e vestibulares, contendo explicações para as respostas de cada questão.

Construção de um projeto coletivo no qual a turma criará notícias sobre os problemas sociais de sua cidade, bairro ou comunidade escolar.

Sistematização dos conhecimentos através de infográficos e mapas conceituais.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre políticas públicas.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO

SENSO CRÍTICO E SENSO COMUM - Olhares sobre a cidadania: O senso crítico cidadão e a importância da linguagem para a democracia.

Principal objetivo:

Mobilizar conhecimentos sobre gêneros textuais, recursos argumentativos, norma culta da Língua Portuguesa e distinção entre o senso comum e o senso crítico assim como suas principais características.

Possibilidades interdisciplinares:

Geografia
História
Língua Portuguesa

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Relacionar informações sobre os sistemas de comunicação, considerando sua função social; Reconhecer posições críticas aos usos sociais que são feitos das linguagens e dos sistemas de comunicação; Inferir em um texto quais são os objetivos de seu produtor e quem é seu público-alvo, pela identificação dos procedimentos utilizados; Reconhecer no texto estratégias empregadas para o convencimento do público, tais como a intimidação, comoção, chantagem, entre outras. Reconhecer a função e o impacto social das diferentes tecnologias de comunicação e informação.

Apresentação do tema macro, justificativa de sua importância e pergunta-desafio; Atividades disparadoras com jogos e vídeos relacionando senso comum e senso crítico.

Construção de conhecimento superficial utilizando somente a memória operacional. Reflexão sobre desigualdades de gênero e políticas públicas.

Aprofundamento do conhecimento sobre problemas sociais através do estudo sobre mobilidade urbana e políticas públicas.

Atividade desafiadora com produção de artigos de opinião e redação sobre as temáticas de gênero e mobilidade urbana. Reflexão sobre como o senso comum ou o senso crítico podem impactar na gestão do prefeito.

Quizzes com questões adaptadas do Enem e vestibulares, contendo explicações para as respostas de cada questão.

Construção de um projeto coletivo que consiste na produção de minidocumentários sobre políticas públicas.

Sistematização dos conhecimentos através do desenvolvimento de mapas de ideias.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre artigos de opinião, redação e políticas públicas.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO

FAKE NEWS - Como a matemática pode me ajudar a identificar uma notícia falsa? Dados, gráficos, tabelas e suas relações com fake news.

Principal objetivo:

Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir a erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de fontes e datas, dentre outros.

Possibilidades interdisciplinares:

Biologia
Geografia
Língua Portuguesa
Matemática

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Utilizar informações expressas em gráficos ou tabelas para fazer inferências; Resolver problemas com dados apresentados em tabelas ou gráficos; Analisar informações expressas em gráficos ou tabelas como recurso para construção de argumentos; Resolver situação-problema que envolva conhecimentos de estatística e probabilidade; Utilizar conhecimentos de estatística e probabilidade como recurso para a construção de argumentação; Avaliar propostas de intervenção na realidade utilizando conhecimentos de estatística e probabilidade.

Apresentação do tema macro, justificativa de sua importância e pergunta-desafio; Análise de gráficos divulgados pela mídia para identificação de elementos que podem induzir a erros de leitura ou de interpretação.

Construção de conhecimento superficial sobre gráficos através de atividades com o uso de caça-palavras e palavras cruzadas.

Aprofundamento do conhecimento através de pesquisa com os moradores da cidade, bairro ou comunidade escolar e posterior tabulação dos dados.

Atividade desafiadora, na qual os alunos devem jogar o game Cidade em Jogo e observar, comparar, registrar e analisar as diferentes consequências de suas escolhas.

Quizzes com questões adaptadas do Enem e vestibulares, contendo explicações para as respostas de cada questão.

Projeto coletivo com a criação de reportagens sobre os dados levantados na pesquisa realizada no terceiro momento, nas quais os gráficos serão fidedignos à realidade e, em outra caracterizarão, fake news.

Sistematização dos conhecimentos através da elaboração de infográficos e mapas de ideias.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre dados, fake news e gráficos.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO

ESTADO E POLÍTICA - O que é o Estado e como se faz política? A importância de diferentes correntes de pensamento político para a democracia no estado moderno.

Principal objetivo:

Fazer com que os alunos compreendam o Estado Moderno analisando seu processo histórico de surgimento e consolidação, ao mesmo tempo em que visualizam as instituições políticas modernas em seu cotidiano.

Possibilidades interdisciplinares:

Filosofia
História
Sociologia

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço; Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder; Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos; Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas; Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades; Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Apresentação do tema macro, justificativa de sua importância e pergunta-desafio; Análise de charges e vídeos sobre o Estado e políticas.

Construção de conhecimento superficial a partir da reflexão sobre as instituições que compõem o Estado e como seria a vida em sociedade se elas não existissem.

Aprofundamento do conhecimento através do estudo do Estado Moderno fazendo referência direta aos filósofos contratualistas.

Atividade desafiadora com a criação de diretrizes sobre as funções do Estado embasados em Hobbes (segurança/violência), Locke (trabalho/liberdade) e Rousseau (desigualdade/justiça), utilizando o game Cidade em Jogo.

Quizzes com questões adaptadas do Enem e vestibulares, contendo explicações para as respostas de cada questão.

No projeto coletivo os alunos representarão partidos políticos fictícios nos quais criarão, apresentarão e defenderão políticas públicas que deverão ser votadas com os demais colegas, simulando o Poder Legislativo.

Sistematização dos conhecimentos através da apresentação dos projetos de lei criados para direção da escola e até mesmo poder público. Os projetos podem ser documentados em vídeo.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre Estado e organização social.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO

CIDADANIA E DIREITOS - O que significa ser cidadão? A Sociologia como ferramenta para o fortalecimento da democracia.

Principal objetivo:

Compreender o conceito de cidadania e suas implicações para a democracia através de um projeto de pesquisa, onde os alunos poderão comparar períodos em que os direitos cidadãos foram suprimidos em nosso país e a atualidade.

Possibilidades interdisciplinares:

Geografia
História
Língua Portuguesa
Sociologia

Principais competências do ENEM abarcadas nesta atividade:

Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço; Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas; Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas; Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades; Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.

Os alunos devem jogar o game Cidade em Jogo livremente e relacionar a experiências com as perguntas-desafio: O que significa ser cidadão? Que direitos eu tenho e o que fazer por eles?

Construção de conhecimento superficial a partir da reflexão sobre o que os alunos entendem que são seus direitos e posterior análise de um compilado da Constituição Federal de 1988 no que tange aos direitos.

Aprofundamento do conhecimento através do estudo da história dos Direitos Humanos.

Atividade desafiadora com criação de registros fotográficos sobre direitos sendo garantidos ou negligenciados, com a organização de uma exposição para a turma/escola.

Quizzes com questões adaptadas do Enem e vestibulares, contendo explicações para as respostas de cada questão.

Projeto coletivo com realização de uma pesquisa sobre os direitos que foram suprimidos com os Atos Institucionais (AIs) na Ditadura Civil-Militar brasileira (especialmente sobre o Ato Institucional nº 5 (AI-5).

Sistematização dos conhecimentos através de mapas conceituais e incorporação de novos elementos aos mapas conceituais através de uma nova rodada do game Cidade em Jogo.

Dicas, sugestões e recursos para aqueles alunos que se interessarem em saber mais sobre Cidadania, Direitos Humanos e Ditadura.

LEGENDA: USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS USO DO GAME CIDADE EM JOGO